A sala de estar, além de ser um ambiente perfeito para descansar, também faz as vezes de uma área de convivência. Em tempos de pandemia, ganhou também a função de alocar o home office em muitas casas.
Com tantas funções, a sala de estar precisa receber uma atenção especial na decoração e na disposição dos móveis. Cuidados com as escolhas das cores, revestimento e objetos são importantes na hora de deixar o cômodo com a personalidade dos moradores.
Para a arquiteta Karina Korn, o mobiliário de toda a sala precisa ser resistente e confortável, independente do estilo do cliente. “O que pode mudar aqui é o tipo de móvel, que varia entre sofás, poltronas e cadeiras, mas todos precisam trazer muito conforto”, completa.
Veja também:
- Inspiração: 11 ideias de papel de parede para sala de estar
- Sala de estar ecológica: veja como projetar um ambiente mais ‘green’ na sua casa
- Sala de estar: fotos de como era e de como será a decoração desse ambiente no futuro
A arquiteta compartilha outras dicas importantes para esse planejamento. Confira:
1) Iluminação
Para definir o sistema de iluminação que será utilizado, deve-se analisar qual será a função daquela sala e quais serão os materiais, revestimentos e mobiliários presentes no espaço. Dessa forma, o morador consegue compreender o que deseja destacar. “Por exemplo, se o acabamento for mais escuro, ele vai absorver luz, então, precisamos de um sistema mais completo”, explica Karina. Em relação ao tom das luzes, a amarela é mais acolhedora, auxiliando na atmosfera de uma ambiência convidativa, gostosa e amigável.
2) Objetos
Itens diversos ou peças de arte que possuam um valor sentimental ganham destaque nesse quesito. Para a arquiteta, objetos que fujam disso podem gerar estresse e também certa desordem na casa. “Além disso, é fundamental saber medir e equilibrar os pontos de decoração, de maneira a não pesar no contexto visual do espaço”, declara.
Nesta sala projetada em uma casa de praia, os moradores optaram por um décor com as cores do mar, como o azul presente em quadros e objetos, e também da areia, evidenciado nos sofás e piso | Foto: Celina Germer
3) Espaços compactos
Ao planejar um espaço compacto, é essencial resguardar alguns cuidados com relação aos móveis. Salas pequenas necessitam de uma boa circulação, como também objetos dispostos de forma prática e funcional para que não pareçam ainda menores. “Ao escolher uma mesa de centro, aconselho investir em modelos reduzidos. Assim, a área de circulação não fica apertada e a passagem não é inviabilizada”, discorre a arquiteta Karina Korn.
4) Pisos ideais
A escolha do piso é um dos pontos primordiais na hora de planejar uma sala de estar. Além de colaborarem com a decoração, devido a seus infinitos estilos e cores, também contribuem para uma manutenção mais simples e rápida. O vinílico, por exemplo, é ótimo para quem tem pet ou criança em casa, uma vez que é mais fácil de limpar, assim como o porcelanato.
Veja também:
- Os 7 maiores erros que você está cometendo na sala de estar e como corrigi-los
- As melhores cores de tinta para a sua sala de estar, de acordo com especialistas
- 8 erros na sala de estar que os designers de interiores não suportam
Mas apesar de apresentarem essa praticidade, a arquiteta reafirma a sua preferência por pisos de madeira. “Eles são lindos e quentinhos, propiciando um conforto maior nos dias mais frios”, conta. O único ponto que pode pesar de forma contrária está relacionado à sua manutenção, que demanda um cuidado maior.
O piso desta sala de estar foi revestido com madeira rústica, contrastando com a leveza os demais tons aplicados por Karina Korn | Foto: Elisa Soveral
5) Tapetes
Os tapetes podem colaborar, e muito, para fechar o décor com chave de outro. Eles compõem o projeto como um todo e podem ser empregados de diferentes formas. Em casas mais modernas, é possível combinar mais de um tapete em um mesmo ambiente, seja pela distribuição dos móveis ou até pela sobreposição das peças. Além disso, seu emprego denota a identidade dos espaços e também dá um toque a mais de conforto e funcionalidade. “Caso os moradores sofram com algum tipo de alergia, evitamos os felpudos, que tendem a acumular mais poeira”, completa a Karina.
Neste projeto, o tapete escolhido acompanha a mesma gama de cores do sofá e da mesa de centro. Almofadas e outros itens da decoração, como o elemento na parede, foram aplicados para trazer cor ao espaço | Foto: Luis Gomes de Souza
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br